Os Programas de Gerenciamento de Resíduos são parte integrante do processo de licenciamento ambiental, sendo um conjunto de ações (diretas ou indiretas) que envolvem as etapas de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos e dos rejeitos produzidos pela empresa. A gestão de resíduos é ferramenta fundamental para a proteção da saúde de seus colaboradores e a prevenção da poluição do meio ambiente. Para tal, resíduos sólidos são regulamentados pelas normativas.
O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (NBR 10.004) é utilizado para resíduos sólidos em geral, sendo utilizado por indústrias, escolas, entre outros e podem ser classificados como:
Perigoso: lixo contaminado com óleo e derivados de petróleo, embalagens usadas contaminadas com produtos químicos entre outros).
Não-inertes: restos orgânicos, lodos, entre outros.
Inertes: plásticos, vidros, entre outros.
O Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (CONAMA 307) é especificamente utilizado para resíduos de construções, demolições, escavações de terreno entre outros.
O Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (ANVISA RDC 222/2018) trata de todo os resíduos hospitalares e clínicas médicas que, contaminados com material patogênico, podem oferecer risco para a saúde.
Serviços:
- Consultoria e Treinamento para identificação, acondicionamento, triagem, controle de documentos, manifestos e inventário de resíduos
- Responsabilidade Técnica do PGRS
- Treinamento para implantação do PGRS
Suas contas de Energia/Água/Gás estão te assustando? Nós temos a solução! Venha conhecer nosso projeto de Soluções Energéticas para redução de custos.